Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Pedido de material escolar de uso coletivo é ilegal

Publicado por Gisele Jucá
há 10 anos

De acordo com a Lei 12.886/2013, está proibida a cláusula contratual que solicita o pagamento adicional ou o fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo. As escolas que descumprirem essa norma poderão levar multas que variam de R$ 400,00 a R$ 6 milhões, de acordo com o faturamento da instituição de ensino.

Os pais que tiverem dúvida se o material é de uso coletivo ou individual deverão procurar a escola para esclarecimentos. Sobre o aumento das mensalidades, a escola também deverá apresentar uma planilha de custos e gastos que justifiquem o reajuste. “Os abusos são clássicos. Resmas de papel para cópia, material de higiene, limpeza, giz, pincel atômico, copos, grampeador. A exigência de uma determinada marca também é abuso. A escola pode no máximo sugerir uma marca, jamais exigir.”, diz a coordenadora-geral da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJ), Alessandra Camargos. Os consumidores que detectarem os abusos por parte das instituições deverão procurar um Procon mais próximo de sua localidade. No Brasil existem 293 Procons.

Fonte: Ministério da Justiça.

Acessível em: http://bit.ly/1anUNuw
  • Sobre o autorAdvogada Especialista em Direito Previdenciário
  • Publicações58
  • Seguidores-17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1413
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pedido-de-material-escolar-de-uso-coletivo-e-ilegal/112348192

Informações relacionadas

Senado
Notíciashá 10 anos

Principais leis publicadas em 2013

Sthefany Dutra, Advogado
Notíciashá 6 anos

Material Escolar: o que é permitido?

20 direitos do consumidor para os estudantes em 2020

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Escolas particulares têm que aprender a fazer Contabilidade de Custos e na hora de cobrar a matrícula e as mensalidades, já embutir nesses pagamentos os valores que previnam as despesas. Fica muito mais "legal" dessa forma. continuar lendo

Boa tarde!
Minha dúvida reside no TIPO de material, pois a lei não determina um rol dos materiais e a escola alega que os materiais solicitados são indispensáveis para a execução de algumas atividades.
O que devo fazer? continuar lendo

Olá Sra. Gisele.
Favor nos esclareça se além desses abusos já citados, a exigência da compra de livros impressos pela própria escola, é ilegal?.
Agradecido.

Airton Barros continuar lendo

As escolas públicas podem exigir material escolar ao aluno? continuar lendo